Salam Irmãs

ASSALAMU ALAIKUM

Bism illahi Al-Rahman Al-Rahim, Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso.
É com grande carinho por todas as muçulmanas e mulheres que desejam conhecer o islamismo, que com dedicação e seriedade hamdoallah (graças a Deus) trabalhamos em busca do conhecimento.
Juntas podemos divulgar a nossa maravilhosa religião, pois a mídia passa um imagem errada sobre os muçulmanos e principalmente sobre a mulher muçulmana e é nosso dever esclarecer e propagar o islam pelo mundo.
Irmãs espero que inchallah ( se Deus quiser) possamos compartilhar nossas emoções, duvidas e certezas.
Sejam bem vindas!!!

"A QUEM CRER EM ALLAH, ELE LHE ILUMINARÁ O CORAÇÃO PORQUE ALLAH É ONISCIENTE (Sagrado Alcorão 64:11)"


sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Conhecendo o Islamismo


ASSALAMU ALAIKUM
Caros Irmãos (a) esta é uma breve definição de nossa religião, O islam é a última religião de Deus, foi descrito para ser seguido por todos os povos em todos os tempos. Todas as pessoas que seguem os princípios islâmicos se denominam muçulmanos. Os muçulmanos têm por direito e obrigação seguir o modelo de vida ditado por Allah (SWT). O islam é um modo de vida completo e todos que aderem essa maravilhosa religião devem saber disso.
A base primeira de nossa religião é a Palavra de Allah (Deus), o alcorão sagrado foi revelado por intermédio do anjo Gabriel ao Profeta Muhammed (S.A.A.W.S), que a paz e as bênçãos de Deus estejam sobre ele e allah diz no alcorão que ele o profeta  foi enviado como misericórdia aos povos do mundo, “Nós te enviamos como uma misericórdia para os povos do mundo” (Alcorão 21: 107).
Ninguém conhece verdadeiramente o islamismo sem conhecer o alcorão. O Alcorão foi revelado aos poucos, durante um período de 23 anos. O Profeta recebeu a primeira revelação em 610 d.C., na caverna de Hira, na Montanha da Luz (Jabal en-Nur), a duas milhas e meias de distância da Casa de Deus, na cidade de Meca, na Arábia. A primeira revelação foram os cinco primeiros versículos da Surata (capítulo) Al 'Alaq:
"Lê, em nome do teu Senhor que criou, criou o homem de um coágulo. Lê que o teu Senhor é Generosíssimo, que ensinou através do cálamo, ensinou ao homem o que este não sabia." (96:1-5). A última, foi o terceiro versículo da Surata Al-Ma'ida, que foi revelado ao Profeta em 632 d.C.:
"Hoje aperfeiçoei a religião para vós e completei minha bênção sobre vós e aponto o Islam por religião." (5:3)
A Surata Al-Fatiha, de abertura, foi a primeira completa a ser revelada, e a Surata An-Nasr, o Socorro, foi a última. O Alcorão ilumina a alma do ser humano, purifica sua moral, condena o erro, ordena a prática do bem e conclama para o estabelecimento da justiça e fraternidade através da obediência a Deus, como a autoridade suprema.

PILARES
Os cinco pilares são a estrutura da vida do muçulmano: a fé, a oração, o interesse pelo necessitado (zakat), a auto-purificação (jejum) e a peregrinação à Meca (hajj) para quem tiver posses para tal, os pilares são:

PRIMEIRO PILAR A FÉ: O primeiro significado de testemunho de fé chama se shahada que é composta de duas partes:  la ilaha ílal-lah, (não há outra divindade além de Deus) Mohammad Rasul lul-lah (Mohammad é o mensageiro de Deus). Devemos sempre ter essas palavras em mente, pois somente devemos adorar a Allah o único e verdadeiro Deus, O misericordioso, o soberano no dia do juízo.

SEGUNDO PILAR A ORAÇÃO (salat): Salat é o nome das orações obrigatórias que são praticadas cinco vezes ao dia, e são um elo direto entre o adorador e Deus. São elas:
Salát Assobh, , Salát Addohr, Salát Al – Açr, Salát AL – Maghreb, Salát Al – Ichá.

TERCEIRO PILAR O JEJUM: é o ato de se abster de comer, beber, fumar, etc. durante um mês, desde o nascer até ao pôr do sol. Estão dispensadas as crianças, os dementes, os inválidos, os idosos e os fracos. O viajante, o doente ou a mulher que amamenta, pode adiar este jejum. É feito no mês de Ramadã, mês em que
Todos os muçulmanos jejuam desde a alvorada até o por do sol, abstendo-se da comida, da bebida e das relações sexuais. Apesar de o jejum ser muito benéfico para a saúde, é considerado um método de purificação pessoal. Ao privar-se dos confortos mundanos, mesmo por um período curto, o jejuador adquire verdadeira simpatia por aqueles que sofrem fome, ao mesmo tempo desenvolve a sua vida espiritual. O jejum é uma educação espiritual e a isso se referiu o profeta Muhammad (S.W.S) ao dizer "quem não deixa de dizer inverdades e agir falsamente, a Deus não interessa que ele deixe de comer e beber"... "Se for o dia de jejuar de alguém, não deve pecar, nem tumultuar, e se alguém lhe ofender (insultando) ou provocar, que lhe diga ‘Estou de jejum’ " Estas duas máximas honradas do profeta explicam o sentido real do jejum ou seja, deixar de cometer pecados, deixar de falar o mal, perdoar os maldosos, e se ocupar com penitências e adoração a Deus, pois as boas ações se multiplicam no Ramadan. Resumindo, o jejuador vive no Ramadan um passeio espiritual no jardim do Alcorão Sagrado, cultivando em recitá-lo, respirando o aroma de seus versículos exalantes, orientando-se com sua luz, adornando-se com sua moral, agindo dentro de seus preceitos, buscando nesse passeio, tranqüilidade que é abrigo para a sua alma, tendo se encontrado e se auto julgar retirando sua alma da escuridão, e da ignorância da matéria para o que há no Alcorão de valores, moral e sublimidade.

 QUARTO PILAR O ZARKAT: O principal objetivo do Zakat al-Fitr é fornecer para os pobres  um meio com o qual eles possam comemorar o festival de quebrar o jejum (Eid al-Fitr), juntamente com o resto dos muçulmanos.Todo muçulmano é obrigado a pagar Zakat al-Fitr na conclusão do mês de Ramadan como um símbolo de gratidão a Deus por ter permitido que mais um Ramadan se acabe.Se o muçulmano não pagar o zakat (porque não quis,não porque não teve recursos) o seu jejum do Ramadan será anulado.
O profeta Muhammad disse: “O jejum do mês do Ramadan fica suspenso entre o céu e a terra. Só é elevado até o céu pelo zakat al fitr”.
O Zakat al Fitr deve ser pago antes da oração do Eid para que tenha validade como a caridade do desjejum,senão será como válido como uma boa ação.Por isso devemos ficar atentos para a pagar o zakat antes da oração,para que este seja válido como caridade do desjejum,e assim nosso jejum poderá ser aceito. A pessoa piedosa deve também dar tanto quanto possa como caridade (sadaca), e fazê-lo preferivelmente em segredo. Apesar de que esta palavra possa ser traduzida como "caridade voluntária", ela tem um significado mais amplo. O profeta disse: "Mesmo o encontrar o seu irmão com o rosto risonho é caridade"
QUINTO PILAR O HAJJ: O Hajj (peregrinação à Meca) é a quinta das práticas e instituições islâmicas fundamentais conhecidas como os cinco pilares do Islã.  A peregrinação no Islam. A peregrinação é feita à Caaba, encontrada na cidade sagrada de Meca na Arábia Saudita, a ‘Casa de Deus,’ cuja santidade reside no fato de que o Profeta Abraão a construiu para a adoração a Deus.  Deus o recompensou atribuindo a Casa a Si própria, em essência honrando-a, e fazendo-a o epicentro devocional para o qual todos os muçulmanos se voltam quando oferecem as orações (salah).  Os rituais de peregrinação são realizados hoje exatamente como foram feitos por Abraão, e depois dele pelo Profeta Muhammad (S.A.AW.S), que Deus os exalte.

HAMADAN
“O mês de Ramadan foi o mês em que foi revelado o Alcorão - orientação para a humanidade e evidência de orientação e de discernimento. Por conseguinte, quem de vós presenciardes o novilúnio desse mês deverá jejuar; porém, quem se achar enfermo ou em viagem jejuará, depois, o mesmo número de dias. Deus vos deseja a comodidade e não a dificuldade, mas cumpri o número (de dias), e glorificai a Deus por ter-vos orientado, a fim de que Lhe agradeçais" (2:183-185).
Esses versículos mostram que o jejum durante o mês de Ramdan tanto serve para fomentar o temor a Deus como a recordação d'Ele, nos corações dos crentes, servindo ainda para que agradeçamos a Deus pela diretriz que Ele nos concedeu, com o Alcorão. Conquanto o jejum, por si, possa parecer difícil, ele não é imposto como uma forma de punição, mas sim como um ato de devoção e auto-disciplina, coisa que leva o crente para mais perto do Todo-Poderoso Deus.

Referencias:
Alcorão sagrado
Sites: Islamismo.org / mundoislamico.com / ligaislamica.org.br

4 comentários:

  1. Salam Waleikum irmã, tudo bem?
    Tem selinho lá no meu blog para você!
    Tenha uma semana abençoado!
    Aminah

    ResponderExcluir
  2. Acabei de me converter e iso me ajudou bastante

    ResponderExcluir
  3. nos admiramos o islãm e queriamos saber mais sobre vcs

    ResponderExcluir
  4. Eu acabei dê entrar no islam,alguém me da algumas informações

    ResponderExcluir